Joias e semijoias: qual a diferença?

O ato de se adornar com colares, pulseiras, brincos e anéis, desde os primórdios está relacionado a enaltecer a beleza da pessoa, e também de mostrar seu status social perante a um grupo com quem ela convive. Por isso, peças com pedrarias e metais nobres fazem os olhos de quem vê brilharem, e a pessoa que utiliza as peças ganhar destaque. Mas, você sabe diferenciar joias de semijoias?

Bom, independentemente do valor atribuído, a maior diferença está na durabilidade e a exclusividade.

Joias

As joias são peças exclusivas, na maioria das vezes tem um conceito e design diferenciado. Já seu processo de fabricação é feito exclusivamente com metais nobres, como o ouro maciço, e não recebe outro tipo de metal em sua fundição. Além disso, as joias são trabalhadas com pedras preciosas como: diamantes, rubis, esmeraldas e safiras.

Por serem feitas com metais nobres e gemas exclusivas, as joias tem maior durabilidade no sentido de não oxidar ou quebrar com facilidade. Mas, devem ter alguns cuidados como: guardá-las separadamente ou envolvê-las em panos para não arranharem.

Semijoias

As semijoias são peças que o começo da sua fundição é feito com metal não nobre e depois recebe uma camada de metal nobre na sua finalização. Por esse motivo, é difícil distinguir uma semijoia de uma joia. Além disso, o que também modifica são as pedras aplicadas, elas são feitas com gemas mais fáceis de serem encontradas com ágatas e quartzos. Ou cristais artificiais como no caso das zircônias, substitutas dos diamantes.

As semijoias precisam de um cuidado maior por receberem apenas as últimas camadas com metal nobre, elas têm facilidade de oxidar em contato excessivo com a água e até mesmo com o suor. Por isso, elas chegam a serem mais delicadas que as próprias joias, porque com os desgastes ocasionados pelo tempo acabam deteriorando a camada de metal nobre.

Independente da peça que possuir, quem faz a durabilidade do produto é você. Joias e semijoias devem ser cuidadas para estarem sempre com você e te iluminando quando passa.

Fontes:

https://www.lindabela.com.br/blog/qual-e-a-diferenca-entre-joias-semijoias-e-bijuterias/

http://www.jomarsaro.com.br/joias-e-bijuterias/

 

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone