Como cuidar e limpar joias

Separamos alguns métodos caseiros que irão te ajudar a limpar joias e a cuidar delas da maneira certa

Algumas joias, mesmo que muito bem cuidadas e guardadas, com o tempo vão ficando sem brilho, escuras e com um aspecto de sujas. Isso pode acontecer por conta da oxidação dos metais, da luz ou de alguns agentes químicos e é mais comum de ocorrer com semijoias ou joias de prata. No caso das peças de ouro, o material não permite que isso aconteça, mas ele acumula sujeira como em qualquer outra peça e pede atenção nas formas de limpeza. Por isso separamos aqui algumas técnicas para te ajudar a limpar joias e as manter preservadas.

Como limpar joias

Uma das técnicas mais comuns para limpar joias é com água morna e detergente. A joia que ficar mergulhada nesta mistura por cerca de 15 minutos terá facilmente a sujeira e detritos removidos. Utilize uma escova de dente para esfregar pedacinhos da joia em que a sujeira permanecer. Não esqueça de enxaguá-la e enxugá-la bem após essa técnica.

As joias de ouro permitem que você ouse um pouco mais na limpeza, utilizando álcool se for necessário. Basta aplicar um pouco em um pano e passar ao redor da joia que o brilho dela volta no mesmo instante. Outra dica que funciona para polir tanto joias quanto bijuterias e semijoias é o creme dental. Aplique um pouco no item e depois tire o produto com água morna. Assim que for enxugar a peça você já notará a diferença.

Em casos de joias com pedras, para não correr nenhum risco de elas caírem, utilize a flanela. Ela consegue polir qualquer joia metalizada e dispensa produtos em seu uso. A única exigência para limpar joias com flanela é que ela esteja seca e que seja bem esfregada ao item.

Cuidados com as joias

Para você não precisar ficar recorrendo a essas técnicas com frequência, o ideal é saber cuidar das joias. Em todos os casos elas devem ser guardadas longe de produtos químicos, o que inclui perfumes, cosméticos e produtos de limpeza. Busque guardá-las também separadas, pois juntas elas podem se riscar, então opte por embalagens que as mantenham protegidas uma das outras. O lugar ideal para deixá-las é em um ambiente com pouca claridade.

Tomar banho com as peças, mesmo que de ouro, também não é o mais recomendado, uma vez que o sabonete pode deixar o material opaco. Na praia a dica segue a mesma: por mais que sejam de ótima qualidade, tire as joias quando for tomar um banho no mar para não correr nenhum risco. Quanto ao perfume, há outra restrição: não o passe perto da joia. Por ser químico ele pode a danificar de alguma forma. Em casos de pulseiras, por ficarem em uma parte do corpo comum de passáramos perfume, as coloque depois de mais ou menos 15 minutos da borrifada.

Agora você já sabe como manter suas joias, acesse nossa área de produtos ou vá até a nossa loja do ParkShoppingBarigui e escolha sua Dalitz!

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone