10 Dicas para comprar joias

Comprar joias para uso pessoal, presente ou investimento exige alguns cuidados que podem assegurar a qualidade das peças. Confira estas dicas para comprar joias:

1# – Examine detalhadamente a peça e procure gravações que indiquem a assinatura de um designer, marca do quilate e do fabricante. Se não houver nenhuma inscrição, a peça, possivelmente, recebeu apenas um banho de ouro ou de prata.

2# – Observe a peça com cuidado à procura de riscos e arranhões. Se julgar necessário, leve uma lupa simples no momento da escolha.

3# – No caso de pulseiras ou anéis, procure emendas. Se encontrar, significa que a peça é feita industrialmente o que implica em um menor valor.

4# – A parte interna da joia deve ser tão bem feita quanto a externa.

5# – Os fechos devem ser resistentes, abrir e fechar com facilidade. Teste-os antes de adquirir a joia.

6# – No caso de correntes ou pulseiras de ouro é nos fechos que é gravado o quilate da peça. Anéis e alianças trazem a marca do quilate na parte interna.

7# – Os diamantes bem lapidados refletem a luz em qualquer direção. Se a peça tiver uma refração dividida, a gema pode ser um cristal idêntico ao diamante. Diamantes de qualidade apresentam reflexões em tons cinza. Se a peça examinada mostrar reflexões multicolores possivelmente não se trata de diamante autêntico.

8# – Peça ao vendedor para pesar a joia em sua presença e anote a gramatura.

9# – Exija nota fiscal, certificado de garantia e de autenticidade. Questione também a data de criação da peça.

10# – Escolha uma joalheria de confiança.

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone