Metais comuns na criação de joias

A concepção moderna de joias envolve uma grande variedade de materiais, já que, o número de metais que podem ser usados ​​é limitada. Poucos, dentre os 86 tipos de metais conhecidos, são comumente usados ​​em joalheria contemporânea. No entanto, a maioria das joias trabalhadas tende a usar poucos de metais. Entre os metais mais populares estão:

Ouro

Popular por sua raridade e brilho, o ouro se tornou rapidamente um método de pagamento e um material-chave na fabricação de joias. Tornou-se moda nos tempos de Alexandre, o Grande. O ouro é o mais maleável de todos os metais e sua suavidade varia de acordo com sua pureza. Para ser usado em joias, é comumente misturado com metais de liga como cobre e zinco.

O ouro branco é uma combinação de ouro puro com outros metais brancos, como o zinco, níquel, platina e prata. As joias em ouro branco são muito duráveis e resistentes a manchas. Como o ouro branco é mais é frágil que o amarelo, requer adição de platina ou ródio. O ouro rosè uma liga que combina ouro com cobre para criar um metal dourado com uma tonalidade avermelhada.

Prata

Como o ouro, a prata pura é muito macia e se danifica facilmente, por isso é normalmente misturada a outros metais para melhorar a durabilidade quando usada para confecção de joias. A prata é normalmente misturada ao cobre e existem vários níveis de pureza que indicam a quantidade de prata puro contido no metal.

Platina

A platina é um metal prateado e claro extremamente raro e considerado mais precioso do que o ouro. Sua cotação é sempre acima do ouro. É um dos metais mais pesados ​​utilizados em joias. Apesar do alto custo, as joias em platina são relativamente populares, especialmente em anéis de noivado e em alianças de casamento.

Normalmente, as joias em platina  podem ser identificadas por um selo com “PLAT” ou um selo que indica a liga de platina que é “IRIDPLAT”.

Aço inoxidável

As joias em aço inoxidável são bastante comuns devido à mudança de tendências de estilo e a uma visão mais industrial. Inventado por Harry Brearley, em 1913, o aço inoxidável foi desenvolvido para ser imune a manchas ou corrosão e por isso caiu no gosto da indústria pesada. As joias em aço inoxidável atraem homens e mulheres que desejam um visual mais industrial.

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone