Como cuidar do seu relógio de pulso

Relógios de pulso podem durar anos, mas para isso é preciso tomar alguns cuidados com a peça, inclusive a pulseira. Cuidar do relógio de pulso é uma forma de aumentar sua vida útil e deixa-lo sempre com o aspecto de novo. Antes de tudo, é preciso ficar atento ao armazenamento. O ideal, quando não está sendo usado, é manter o relógio de pulso em um estojo, que pode ser a embalagem original. A cada três anos, aproximadamente, o relógio deve ser levado a um profissional para fazer a limpeza externa e garantir seu bom funcionamento.

Uma medida simples que auxilia a prolongar a vida útil da peça é tirar o relógio do pulso ao acertar o horário. Essa indicação serve tanto para garantir a precisão dos ponteiros quanto para não correr o risco de danificar o mecanismo interno. Além disso, para manter a peça em bom estado, é preciso tirar o relógio ao frequentar a praia, já que, mesmo sendo à prova d’água, a presença do sal pode causar oxidação e corrosão na peça.

Cuidar do relógio de pulso também inclui a manutenção da pulseira. As mais comuns são de couro e de borracha, que devem ficar longes de fontes de calor excessivo para evitar rachaduras. Produtos como bronzeadores e cremes hidratantes também podem danificar a pulseira do relógio, assim como suor, água salgada e cloro. Já as pulseiras de metal são mais resistentes, mas devem ficar longe de qualquer tipo de produto químico, inclusive detergente. O sol e a água do mar, da piscina ou mesmo do banho também podem danificar a pulseira do seu relógio de pulso.

Seja qual for o material, o ideal é passar periodicamente uma flanela macia um pouco úmida no relógio, para retirar o acúmulo de sujeira e suor. Nunca tente limpar seu relógio com produtos químicos ou excesso de água, pois podem colocar toda a peça em risco. Para limpezas mais profundas, o ideal é levar a um especialista para garantir a integridade do seu relógio.

Fontes:

https://www.sigmarelogios.com.br/blog/10-dicas-para-manter-seu-relogio-bem-cuidado/

http://blog.hospitaldosrelogios.com.br/dicas-para-pulseira-do-seu-relogio/

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone