Aliança e anel de noivado: como usar?

Os dois representam a mesma coisa, que é a proposta de um amor eterno. Mas, na hora de usar, a aliança é diferente para noivado e casamento.

A tradição do pedido de casamento com anel de noivado está cada vez mais frequente no Brasil. Mas, no país em que, até pouco tempo, usava-se a aliança no noivado, surgem dúvidas de como se deve usar cada peça. Por isso, viemos aqui esclarecer qual a maneira correta!

Pedido com aliança

Este pedido é o mais tradicional no Brasil. O homem pede a mão de sua namorada em casamento e, para selar o compromisso, eles trocam alianças douradas, que devem ser colocadas no anelar direito de cada um.

Aliança

Para o casamento, os noivos podem levar as alianças uns dias antes para serem polidas e para gravar a data. Ou então, alguns casais optam por comprar um novo par.

aliança

É importante enfatizar que as alianças douradas simbolizam o casamento, uma vez que, no Brasil, há o costume de se usar alianças de compromisso entre namorados, que, normalmente são de prata ou aço inoxidável.

E o anel de noivado?

De tanto suspirarmos com aqueles filmes em que o homem se ajoelha e abre uma caixinha de joia com um lindo anel solitário de diamantes, os brasileiros estão aderindo à ideia.

O pedido continua sendo o mesmo. Mas, na hora do ‘sim’, o rapaz deve colocar o anel no anelar esquerdo da moça. Assim, ela fará inveja a todas as amigas, desfilando um diamante que representa um pedido de casamento.

aliança

Se colocado na mão direita, o anel não vai simbolizar a união. Pode ser apenas um anel qualquer, ou um presente de 15 anos ou até de formatura. Por isso é tão importante saber qual é o dedo certo.

Na hora do casamento, a noiva pode optar por ficar com o anel no dedo esquerdo e deixar a aliança na frente dele, “segurando” o anel. Ou – atente para o ajuste do tamanho do aro – ela passa o anel para o anelar direito e deixa a aliança sozinha da mão esquerda.

aliança

Aliança e anel, pode?

Como as brasileiras não estão acostumadas em usar somente um anel e o noivo não usar nada, essa é uma solução que pode agradar mais. Os dois podem usar uma aliança dourada simples na mão direita e a noiva usa o anel na esquerda como um presente do noivo. Outra opção é a noiva continuar com apenas o anel no anelar esquerdo e o noivo com uma aliança dourada no direito. Assim, todos saberão que estão noivos!

De qualquer forma, não há uma regra. São apenas dicas de como representar o pedido mais especial da vida de um casal!

Conheça as opções de alianças e anéis para noivado da Dalitz.

Fontes:

https://blog.poesie.com.br/aneis/como-usar-aneis-de-noivado-e-aliancas/

https://www.lilianpacce.com.br/moda/anel-de-noivado-regras/

http://www.noivasonline.com/anel_de_noivado.htm

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone