Bodas de casamento e seus significados

Momentos que marcam a história de uma vida a dois, as bodas de casamento trazem muita história e cada uma tem o seu significado.

Todo casal gosta de comemorar os anos que passam juntos e, todo mundo já ouviu falar de bodas de prata e bodas de ouro, com certeza. Mas, a comemoração da vida a dois possui um significado diferente para cada ano. Por isso, fomos atrás da história das bodas de casamento, seu surgimento, simbolismos e dicas para comemorar.

Como surgiu?

A palavra “boda” tem origem latina, da palavra “votum” e significa “promessa”, simbolizando os votos que o casal faz, prometendo uma vida eterna ao lado do outro. A comemoração do aniversário de casamento teve seu início na Alemanha, mas especificamente em pequenos povoados, que presenteavam os casais que completavam 25 e 50 anos juntos, com uma coroa de prata e ouro, respectivamente.

Outro simbolismo que acompanha a comemoração das bodas de casamento é a renovação dos votos que, hoje, está muito em alta, sendo feita inclusive com nova cerimônia e festa, como um segundo casamento.

Significados e como comemorar

Cada ano da vida de casados possui um símbolo diferente. Separamos aqui as mais marcantes e algumas dicas para tornar o dia especial:

Bodas de papel – 1 ano: o primeiro ano é um marco na vida do casal. A comemoração especial pode ser feita com um bilhete romântico, um cartão, ou um ticket para o cinema ou um show especial para os dois.

– Bodas de madeira ou ferro – 5 anos: aqui, a simbologia está relacionada à força da madeira e do ferro, que representam o amor do casal que, se bem cuidado, dura para a vida toda. Joias com madeira, um quadro com a foto dos dois e moldura de madeira ou ferro são uma ótima maneira de comemorar.

– Bodas de estanho – 10 anos: esse elemento é muito resistente e representa um relacionamento ainda mais forte e duradouro. Peças antigas e de cobre possuem estanho em sua composição e são uma maneira de representar os 10 anos juntos.

– Bodas de cristal – 15 anos: aqui, o cristal representa uma relação sólia, nobre e transparente. Comemore essa cumplicidade tomando um bom champagne em taças de cristal, ou presenteando com joias que possuam a pedra.

Bodas de prata – 25 anos: é a mais esperada pelos casais e existem inúmeras maneiras de presentear a pessoa amada com prata!

– Bodas de pérola – 30 anos: esta é para simbolizar um relacionamento que se renova com o tempo e uma joia com pérolas nunca é demais.

– Bodas de rubi – 40 anos: essa é uma pedra muito rara, assim como comemorar 40 anos de casado. O vermelho tem que fazer parte da comemoração.

– Bodas de ouro – 50 anos: A segunda mais esperada e mais comemorada. Aqui, vale uma festa de renovação com a família toda.

– Bodas de diamante – 60 anos: essa é a pedra mais preciosa e resistente da natureza, perfeita para simbolizar um relacionamento tão duradouro e inspirador.

Além das comemorações simples para cada data, uma joia é sempre bem-vinda para celebrar o amor. Conheça as peças da Dalitz e surpreenda a pessoa amada!

Fontes:

http://blog.reidasaliancas.com.br/relacionamento/lista-de-bodas-de-casamento-voce-conhece-os-seus-significados/

http://www.noivasdobrasil.com.br/sem-categoria/tudo-sobre-bodas-de-casamento/

https://www.faq.inf.br/conhecimentos-gerais/bodas-de-casamento-como-surgiu-bodas-importantes-e-outros/

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone