Conheça a história do ouro e seus principais usos

Saiba mais sobre a origem do ouro, que está presente na maior parte das joias.

O ouro é um dos metais mais valiosos do mundo e um dos mais utilizados em joias. Além disso, foi um dos primeiros metais a serem trabalhados pelo homem e se tornou símbolo de luxo e riqueza desde a antiguidade, já que os primeiros indícios deste metal datam de 5.000 a.C. Desde então, estima-se que mais de 163 mil toneladas de ouro tenham sido descobertas no mundo todo. Nessa época, o ouro era facilmente encontrado na superfície do solo, mas, com o tempo, novas técnicas de extração foram sendo criadas para suprir a alta demanda, e hoje em dia as técnicas de extração do ouro envolvem mapas geológicos, sondas rotativas e minas informatizadas.

No Brasil, as primeiras pepitas de ouro foram descobertas em Minas Gerais no século XVII e eram de fácil retirada porque o metal se acumulava na superfície do solo. Entre os anos de 1700 e 1850, o Brasil foi o maior produtor mundial de ouro, o que beneficiou principalmente as coroas portuguesa e espanhola. Muitos portugueses também vinham para a colônia em busca de ouro e pedras preciosas, e nesse período foram fundadas diversas vilas que mais tarde se tornaram cidades do atual estado de Minas Gerais, como as Vilas de São João Del Rei, do Ribeirão do Carmo, atual Mariana, Vila Real de Sabará, de Pitanguí e Vila Rica de Ouro Preto, atual Ouro Preto, entre outras.

Mais tarde, em 1979, iniciou-se outra corrida do ouro, desta vez na Serra Pelada, estado do Pará. Com isso, o Brasil, que até então produzia uma média de 20 toneladas anuais chegou a produzir mais de 100 toneladas de ouro por ano. A partir dos anos 1990, no entanto, houve novamente um declínio na produção de ouro, mas desde 2005 o Brasil tem estimulado o revigoramento do setor.

Atualmente, estima-se que mais da metade do ouro produzido no mundo todo seja absorvido pelos estados para cunhagem de moeda e para ser usado como reservas bancárias, garantindo o equilíbrio de transações comerciais internacionais.

Agora que você já sabe a história do ouro, venha conhecer as opções da Dalitz.

 

Fontes:

http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2480/n/sobre_ouro_e_historia

http://www.vecchiojoalheiros.com.br/blog/voce-sabe-sobre-a-historia-do-ouro/

http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e07910.html

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-do-ouro-no-brasil/

https://mundoestranho.abril.com.br/historia/quanto-ouro-ja-foi-descoberto-no-mundo/

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone