Ouro branco: o que é e como ele é feito?

Muito valioso e utilizado em joias finas, chega a ser o preferido de muitas pessoas. Mas, afinal, se o ouro é amarelo, como é feito o ouro branco?

O ouro, como já dito aqui no nosso blog, é um mineral muito valioso e desejado. Ao pensar nele, com certeza vem em mente algo dourado, não é mesmo? Mas, é importante saber que ele possui suas derivações, como o ouro branco e o rosé. Neste texto, vamos falar sobre a primeira variação.

Como surgiu o ouro branco?

Antigamente era muito normal as pessoas usarem muitas joias, principalmente as douradas, feitas de ouro amarelo. Mas, com o desejo de peças prateadas, começaram a ser feitas joias de platina, elemento químico denso e muito resistente, o que resulta em seu alto valor comercial.

Por conta disso, ela passou a ser substituída e, da junção entre outros materiais e o ouro amarelo, surgiu o ouro branco. Normalmente, ele é feito com a seguinte mistura: 75% de ouro amarelo 24 quilates (o mais puro), 12,5% de prata e 12,5% de paládio, resultando em ouro branco 18 quilates.

Quais as diferenças?

Além de sua aparência, é claro, o ouro branco possui algumas propriedades diferentes do convencional. Sua liga não é naturalmente bonita, pois não tem muito brilho e é meio acinzentada. Por isso, joias feitas deste material precisam tomar um banho e ródio, elemento químico que faz uma camada de brilho e resistência na peça.

Dessa forma, a joia fica protegida de arranhões e manchas. Porém, o ródio não é totalmente imune ao desgaste do dia a dia e, de tempos em tempos, é preciso levar a peça à uma joalheria para que seja feito novamente o banho. Essa é uma característica que faz com que o ouro branco demande mais cuidados e manutenção que o amarelo.

Outro ponto importante de se destacar é o seu valor. Joias em ouro branco possuem um custo mais elevado, por causa de sua liga ser feita da mistura com outros metais brancos e por conta do banho de ródio.

Por isso os anéis de noivado e outras peças em ouro branco chamam tanta a atenção e são tão desejados! Conheça as lindas opções da Dalitz!

Fontes:

https://goo.gl/XwYEEQ

https://goo.gl/1p9NfA

https://goo.gl/NfbuqU

https://goo.gl/os8y4U

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone