Tipos de ouro: entenda a classificação e quais as diferenças entre eles

Rosé, branco, amarelo, 24 quilates e 18 quilates são tipos de ouro comuns, mas você sabe as diferenças entre eles?

 

O ouro é o metal mais usado na joalheria, seja pela tradição ou por sua versatilidade e beleza. Porém, o ouro puro é bastante frágil e pode ser facilmente danificado, por isso é combinado com outras ligas metálicas para garantir maior durabilidade às joias. Os metais mais usados em ligas com o ouro são o cobre, níquel, zinco, paládio e prata, de acordo com a qualidade, a cor, a resistência e o brilho que se deseja para a joia.  

As joias feitas de ouro puro são conhecidas como joias 24 quilates, que é a medida de pureza desse metal. O quilate, também simbolizado pela letra K, é a medida padrão usada para indicar a quantidade de ouro e é dividida em 24 partes. Assim, o ouro 18K é composto de 18 partes de ouro e 6 partes de outras ligas metálicas, enquanto o ouro 10 quilates é feito de 10 partes de ouro para 14 partes de outras ligas. É por esse motivo que as joias 24 quilates são tão valorizadas, pois são feitas de ouro puro, mas ao mesmo tempo são bastante frágeis e mais suscetíveis à oxidação.

Nas joalherias, o ouro 18 quilates é o mais comum e o padrão mais aceito pelo mercado das joias, já que apresenta resistência e brilho. Ao comprar uma joia, é preciso se atentar aos quilates para saber a quantidade de ouro presente, já que no Brasil as peças com pelo menos 14 quilates já são consideradas de ouro.

O ouro também apresenta diversas tonalidades, que também dependem da proporção dos elementos na composição química da liga metálica. Dessa forma, podem ser encontradas peças em ouro amarelo, ouro rosé, ouro vermelho, ouro verde, ouro branco e ouro negro.

O ouro amarelo é o mais tradicional, composto por 75% de ouro e 25% de prata e cobre, enquanto o ouro vermelho é composto de 75% de ouro e 25% de cobre, o que lhe proporciona uma tonalidade acobreada. O ouro rosé é semelhante ao vermelho, mas conta com 22,25% de cobre e 2,75% de prata. Enquanto o ouro branco é feito de ouro e 25% de paládio, o ouro negro tem 25% de cobalto, o que lhe confere a cor escura. Já o ouro verde é uma liga feita de 75% de ouro puro, 15% de prata, 6% de cobre e 4% de cádmio.

 

Fontes:

https://blog.waufen.com.br/tipos-de-ouro/

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/comprar-gato-por-lebre-veracidade-ouro.htm

https://www.gold.org/

http://blog.artouro.com.br/diferencas-entre-os-tipos-de-ouro-tonalidades/

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone